11 de out. de 2012

Fandoms de K-Pop



Sempre nos perguntamos, como surgirão os Fandons? De onde veio? Pra que serve? Como é organizado? Todos nos sempre tivemos curiosidade sobre o assunto. Nessa matéria completa sobre Fandom, voce vai acompanhar a historia, e alem de curiosidades sobre o assunto!

Confira abaixo a matéria completa e leia como surgiu a legiões de Fandoms na Coreia.



Fandom é uma palavra de origem inglesa, sendo uma abreviação para Fan Kingdom (Reino de Fãs), termo usado para determinar um conjunto de fãs, podendo ser de um programa de televisão, artista ou grupo musical. Ao redor do mundo, os fandoms determinam que as pessoas dentro de seu mesmo grupo são seus verdadeiros amigos, e entre suas atividades preferidas está a criação de estórias fictícias de seus ídolos, as quais são publicadas na internet, comumente conhecidas como fanfics.

Na Coreia do Sul, a definição da palavra não é muito diferenciada, pois quando uma pessoa entra para o fã-clube de um cantor ou grupo ela oficialmente faz parte de uma espécie de família, onde seus integrantes se encontrarão para discutir e trocar informações sobre seus ídolos, além de procurar comparecer à qualquer evento de promoção do artista, desde concertos solo até participação em programas de variedades.

Os fandoms são muito bem organizados! Todos os integrantes se propõem a aprender/decorar osfanchants das canções (para não cantar a canção inteira, e na percepção deles atrapalhar a apresentação, os fãs gritam o nome dos integrantes do grupo, assim como palavras-chaves da letra,isso não funciona no Brasil); enviam presentes; arrecadam dinheiro e fazem doações à caridade em nome dos grupos; e principalmente divulgam o trabalho deles pelo mundo, tudo isso para mostrar apoio, carinho e amor pelo trabalho dos ídolos. Os próprios artistas são encarregados de criar um nome para seu fandom, sendo que isso não acontece somente na Coreia – entre os mais conhecidos a nível mundial estão os Little Monsters, de Lady Gaga; Beliebers; de Justin Bieber; e Galaxy Defenders; do McFLY.

Além de um nome específico, os fandoms costumam ter cores específicas, determinadas para representar o grupo ou cantor. Sendo assim, em uma apresentação ou concerto, os fãs irão vestidos, levarão balões, acessórios e os famosos lightsticks (os “bastões de luz”) da determinada cor, e o efeito criado é de parar o coração, não somente dos ídolos, mas de todos que assistem.

:: Glow sticks/ FanLights ::


Os bastões de luz ou “lanterninhas” são itens sempre presentes nos shows de K-pop. Cada fandom importante tem sua própria cor oficial, e os fãs levam milhares dessas lanterninhas personalizadas para o show. Durante o o evento, os fãs iluminam e agitam os glow sticks, formando um verdadeiro mar de luzes!


Cassiopeia


Shawol


E.L.F


:: Balões ::


Outro item obrigatório, os balões com as cores do fandom, estão sempre presentes nos shows. Juntamente com as lanternas, os fãs também usam os balões para criar um verdadeiro espetáculo visual para seus idols favoritos. Geralmente, os fãs soltam os balões no final do show e o efeito é de encher os olhos, já que o local transforma-se literalmente em um céu de balões.




Agora que falamos de tudo que envolve os i mundo dos fandoms de K-Pop, vamos conhecer um pouco sobre alguns fãs clubes, juntamente sobre suas cores e algumas curiosidades que envolvem cada um dos fandoms.

:: Cassiopeia ::

Impossível falar de fandom sem mencionar “Cassiopeia“. Reconhecido internacionalmente, o fandom entrou para o livro dos recordes como o maior “fã clube” do mundo, com mais de 900.000 integrantes oficiais.

O nome do fandom vem da constelação Cassiopeia, que consiste em cinco estrelas principais, o mesmo número de integrantes que TVXQ ou DBSK debutou.

- Cor oficial = vermelho pérola

:: E.L.F ::

E.L.F é o segundo maior fandom da Coreia. A palavra é uma acrônomo de “Ever Lasting Friends” (algo como “amigos para sempre”). E.L.F também é conhecido como um dos fandoms mais influentes e participativos do K-pop. Apesar do apoio quase sempre incondicional ao Super Junior e da incrível organização, o fandom já esteve envolvido em diversas polêmicas, como no triste episódio passado da recusa dos integrantes Henry e Zhou Mi, que foram hostilizados por um longo tempo pelos fãs que recusavam-se a aceitar “15″ ao invés dos 13 integrantes originais, além das famosas brigas com o fandom SONE (fã clube de SNSD), embora os dois artistas sejam da mesma empresa. No geral, os E.L.F têm um bom relacionamento com todos os fandom (excluindo SONE) e são muito respeitados no mundo K-pop.

- Cor oficial = azul safira

:: Shawol ::

Outro grande fandom que consta entre os TOP 5 da Coreia. SHINee World, ou Shawol, como é mais conhecido, é o fandom oficial do SHINee. Os Shawol tem, em geral, um bom relacionamento com todos os outros fan clubes (exceto talvez com os SONEs, uma vez que os Shawols costumam tomar partido dos E.L.F). Se com os outros fandoms, os Shawols são contidos, o mesmo não acontece dentro do próprio fã clube. Shawols são conhecidos como “literalmente loucos” por SHINee, e sempre são satirizados pelos outros grupos por causa desse fato. O imenso fandom é conhecido pela relativa pouca idade dos integrantes, fato que muitos vinculam à imaturidade por parte de alguns fãs. Exemplo disso é a relação de “posse” que as integrantes femininas demonstraram para com seus integrantes favoritos, em especial ao Taemin e Jonghyun, o que rendeu uma triste polêmica no passado. Quando Jonghyun anunciou seu namoro com uma atriz, grande parte das Shawols viram-lhe as costas e passaram a exigir o término do namoro, além de hostilizarem a atriz. Felizmente, a maior parte do fandom permanceu fiel ao juramento de amor incondicional e deu apoio ao cantor, continuando a mostrar o porque o fandom é conhecido também como um dos que mais apoia seus idols.

- Cor oficial = azul claro/ azul celeste perolado

:: SONE ::

Outro dentre os TOP 5 fandoms de K-pop. SONE ou S♥NE é uma abreviação de “So One” e também uma versão da palavra coreana SoWon, que significa pedido/desejo.
Apesar da enorme legião de fãs e do nível de influência no mundo K-Pop, os SONEs têm um bom relacionamento com os outros fandoms, em especial com os outros fã clubes da própria agência SM Entertainment. Apesar dos boatos de que os SONEs são “brigões”, eles se mostram super educados, alegres e amorosos. O fandom esteve envolvido em diversas controversas e escândalos, o mais famoso deles, culminando no triste episódio “Black Ocean” (Oceano Negro). O escândalo aconteceu durante uma apresentação do Dream Concert em 2008, quando diversos artistas apresentariam-se no palco, um de cada vez. Foi relatado que alguns SONEs rasgaram banners e cartazes de outros fandoms, além de brigarem pelos melhores assentos e agredirem E.L.Fs, Cassiopeias e Triple S. Por causa desse fato, os outros fandoms presentes voltaram-se não só contra as SONEs, mas também contra o SNSD! Durante a apresentação das garotas, todos os fandoms, exceto as SONEs, viraram-se de costas para o palco, apagaram as lanternas (causando assim o “Black Ocean”) e ficaram em silêncio, sem mostrar apoio algum; o silêncio só foi quebrado quando começaram a gritar o nome das Wonder Girls. Mais tarde, as garotas do SNSD pediram desculpa pelo comportamento dos fãs e o fandom voltou a ser aceito pelos outros (fato que durou pouco, pois o incidente repetiu-se em 2009). Embora cercado de escândalos e em constante relação de amor e ódio com os outros fandoms, a importância e o amor que os SONEs devotam às suas idols é inegável!

- Cor oficial : Rosa perolado (os balões são em forma de coração)

:: Hottest ::

Fandom do grupo 2PM, que está entre os maiores fandoms da Coréia. O nome é uma brincadeira com o nome e imagem “sexy e quente” que o grupo sempre demonstrou. O fandom sempre teve boas relações com os outros fã clubes, exceto, em sua maioria, com o fandom do ex-integrante Jay Park

- Cor oficial : Cinza metálico/ Preto perolado

:: V.I.P ::

Fandom do grupo Big Bang. A sigla V.I.P significa “Very Important Person“. Considerado como um dos mais comportados fandom, os V.I.P são conhecidos por não se importarem muito com os assuntos dos outros fandoms, a não ser o próprio, o que acaba dando-lhes uma fama de “os esnobes” do K-Pop. No entanto, o apoio que os V.I.Ps sempre deram aos seus idols é incontestável, como por exemplo nos recentes escândalos, envolvendo Daesung e G-Dragon; mesmo nessa situação delicadada, o fandom permanceu incansável ao lado do grupo, ajudando-os a dar a volta por cima.

- Cor oficial : Não há uma cor oficial, mas os glow sticks oficias são amarelos.

:: B2UTY ::

Outro fandom que consta entre os maiores e mais influentes da Coreia. O nome surgiu por causa do conto “Beauty and the Beast” (A Bela e a Fera). O fandom também é considerado um dos mais gentis do mundo K-pop e raramente envolve-se em brigas ou controversas. Os fãs têm um histórico de serem bastante compreensivos, fato que ficou evidente quando o integrante Junhyung anunciou seu namoro com a cantora Goo Hara; diferente da grande maioria dos possessivos fandoms, grande parte dos B2UTY mostraram seu apoio ao rapper.

- Cor oficial : azul escuro (cor antiga)/ cinza metálico (nova cor oficial)

:: Black Jack ::

Um dos maiores fandoms entre idols groups, os Black Jack também constam entre os mais importantes do K-Pop. O nome vem de um jogo de palavras com a pronúncia do nome do grupo 2NE1 (pronuncia-se “Twenty One”)e um jogo de cartas ; no jogo “Black Jack”, 21 é a maior combinação possível de cartas. Assim como os V.I.P, que dividem a mesma gravadora, os Black Jack são tidos como fãs contidos e sem grandes histórios de problemas com outros fandom, especialmente por dedicarem-se por inteiro ao girl group 2NE1.

- Cor oficial : Preto/Rosa Escuro

:: Kissme ::

Fandom do grupo U-KISS. O fã clube sempre foi um dos mais bem comportados e compreensivos do mundo K-Pop. Exemplo disso foi que, mesmo após a saída de dois intregrantes queridos por todos Kissme, os fãs, em sua maioria, receberam de braços abertos os dois novos integrentes, ao contrário de episódios parecidos que tiveram outro rumo em fandoms diferentes.

- Cor oficial : Rosa (o balão geralmente é branco com marcas de beijo)

:: Darling ::

Apesar de novo, o fandom do grupo Dal Shabet vem atraindo cada vez mais seguidores. Um fato interessante é que antigamente o girl group Dal Shabet era um dos que contava com o maior número de haters (anti-fãs), ao lado do grupo Boyfriend; com o tempo, o anti-fã cafe foi fechado e a grande maioria dos anti- fãs converteu-se à fãs oficiais!

- Cor oficial : até o momento, o fandom não possui uma cor oficial.

:: A-LIGHT::

Fandom do grupo A-JAX, que foi criado recentemente através de uma enquete on-line em seu site oficial, os fãs do grupo A-JAX escolheram o nome para o fã clube oficial do grupo masculino, A-LIGHT.A pesquisa ofereceu três nomes à escolha: A 4 U, A-LIGHT e JAXTINY. A votação foi acirrada e A-LIGHT venceu por 2 votos a mais que JAXTINY.




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Lista de Fandoms

- I AM (2AM)
- 4NIA (4minute)
- Play Girlz (After School)
- Bana (B1A4)
- BBC (Block B)
- Best Friend (Boyfriend)
- Everlasting (Bown Eyed Girls)
- Boice (CNBLUE)
- DALMATE (Dalmatian)
- GIRLSHIGH (Davichi)
- F.ANTASIA (F.CUZ)
- Primadonna (F.T Island)
- Inspirit (INFINITE)
- Kamilia (KARA)
- A+ (MBLAQ)
- Say A (miss A)
- Secret Time (SECRET)
- Star1 – SISTAR
- Triple S (SS501)
- Diadem (T-ara)
- Angels (TEEN TOP)
- Wonderful (Wonder Girls)
- ZE:A Style (ZE:A)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fandoms Individuais

2NE1:

CL – CLassifieds
Bom – BOMshells
Dara – DARAlings
Minzi – MINJas
BEAST:

DooJoon – DJs, Yoonique
HyunSeung – Honeys
JunHyung – Jesters
YoSeob – Yobeos
KiKwang – Aces
DongWoon – Swooners
Big Bang:

G-Dragon – Appler, G-Army
T.O.P – TOPgun
TaeYang – SOLmate
DaeSung – Cotton Candy
SeungRi – Strong Baby, VVIP
Block B:

Zico – Zicova
Kyung – Pickle
Taeil – Sharkbait
P.O. – Pearl
JaeHyo – Herp
U-Kwon – Kitten
B-Bomb – Dimples
Brown Eyed Girls:

MiRyo – Miryotic
Jea – Jeaholics
Narsha – Narshmellows
GaIn – Gainism
B1A4:

JinYoung – Halmaes
Sandeul – Sanderps
CNU– CU’s
Baro – CAPs
GongChan – Rice Cakes
B.A.P:
Youngjae – Brainboxes
DaeHyun –Daewons
JongUp – Cheetos
Zelo – Jellies
Yongguk –Bangsters
HimChan – Hime
C.N.Blue:

JongHyun – Burning Souls
MinHyuk – Lovely Gaze
JungShin – Untouchable Goddesses
YongHwa – Emotional Angels
f(x):

Krystal – Krystalized
Luna – Lunatics
Amber – Embers
Victoria – Victorians
Sulli – Sullians
Infinite:

SungGyu – Chingyus
SungYeol – Yeollipops
SungJong – SUNGels
WooHyun – Newclears
DongWoo – Woonique
Hoya – Hoyatics
L (MyungSoo) – eLements
JYJ:

Micky YooChun – Chunsas
Hero JaeJoong – Jaeharem
Xiah Junsu – Xiahpwas
MBLAQ:

G.O – G.Orgeous
Lee Joon – J+
Mir – MIRacle
Thunder – Soonja
SeungHo – Seungholics
SHINee:

Onew – MVP’s
TaeMin – Taemints
Jonghyun – Blingers
Key – Lockets
MinHo – Flamers
SISTAR:

HyoRin – Hyotties
Bora – aBORAbles
SoYou – SOYOUniques
DaSom – DASOMnias
SNSD:

Taeyeon – Taeganger
Jessica – GorJess / Spazzer
HyoYeon – Hyohunnie
Yuri – Yurisistable
Tiffany – Fanytastic
SooYoung – SooYoungster
Sunny – SunShiner
YoonA – YoonAddict
SeoHyun – SeoMate
Super Junior:

KyuHyun – Gamers, Kyuties, SparKYU
LeeTeuk – Angels
HeeChul – Petals, Undeads
RyeoWook – Ryeosomniacs
SungMin – VitaMins
EunHyuk – Jewels
DongHae – ELFish
YeSung – Clouds
Hangeng – Gengster
KanGin – Camomile
ShinDong – ShinFriends
SiWon – Siwonest
KiBum – Snower
Super Junior-M:

Henry – Strings
Zhou Mi – Honeys / Mitangs
Teen Top:

CAP – CAPpers / CAPtives / CAPtain
ChunJi – Chunsas, Angels
Niel – EmotioNIELs
L.Joe – LJjangs
Ricky – Lovelies
ChangJo – Changsters
TVXQ:

U-Know YunHo – Know-it-all
Max ChangMin – Changminnion
U-Kiss:

SooHyun – Soohyunites
Eli – Elisonaics
AJ – AnJels
Hoon – Hoonstars
KiSeop – Kiseopians
DongHo – Dongholics
Kevin – Kevinites
Wonder Girls:

SunYe – SUNlights
Yenny – Yeparkies, Yeeun-Impact
SunMi– Sunmijjangers, 4Ds
SoHee – Oh My Sohee, Mandufuls
YuBin – Yubinians
HyeRim (Lim) – Over the LIMit, LIMits, unLIMited
Gostou dessa matéria especial sobre os mundo dos fandoms de K-Pop? Você é seguidor de algum fandom? Deixe sua opinião, crítica ou sugestão nos comentários para futuramente podemos fazer outra matéria com a sua cara!




Fonte: wikipedia, gokpop, sarangingayo, kpopforbeginners, sumandu

Texto, Tradução e Adaptação: Eduardo Silva

Creditos Total ao perfeito trabalho do: kpopbrasil



2 comentários:

  1. Eu sou uma Chingyus,Newclears...Seungholics,Soonja,MIRacle,J+,G.Orgeous...Hoonstars,Dongholics....Hyotties....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ommo eu sou 100% Cassiopeia, JaeHarem, Know-it-all, Changminnion, Chunsas,Xiahpwas
      os meus principais, mas também sou Shawol, Taemints, Flamers e Kevinites e seu eu for continuar não saio daqui hoje ahsuhas

      Excluir

Curta Nossa FãPage